Artigo
09/01/2015
O DRAGÃO E A ESPADA – ONDE ESTÁ O TEU TESOURO?

De uns tempos pra cá venho observando a ótica das queixas de algumas pessoas que me procuram.  Poderia ficar listando vários motivos, sintomas aparentes, mas quero ir direto ao ponto de reflexão. Por isso farei uma citação de um exemplo genérico e real.

 

Uma conhecida vem trazendo queixas emocionais que tendem a depressão, loop emocional e comportamental. Ou seja, hora feliz, hora aparentemente desmotivada, triste, e com idas e vindas sobre questões de um passado afetivo segundo a ótica dela desastroso.

 

Sugestão minha: Terapia!

 

Por quê? Porque ela alega não conseguir sair desse estado emocional e comportamental, diz já ter tentando diversos recursos. Inclusive atualmente pensando em tomar remédios tarja preta pra dormir. Ohh God! Isto é mais comum do que se imagina. Os comprimidinhos mágicos alotrópicos. As vezes eles são necessários...concordo e não condeno! Mas...

 

O que obtenho como devolutiva:

 

_Não tenho tempo!

_Não tenho dinheiro!

_Quero algo que retire isso que eu sinto rapidamente...

 

Baseado nessas três devolutivas ou queixas, vamos seguir em frente com nosso raciocínio.

Vou primeiramente emprestar de um colega terapeuta Wanderley Oliveira a seguinte frase: “Você está em terapia ou apagando incêndio?”

Complemento com outro pensamento: “Não há lugar pra onde correr: as mudanças, quando precisam acontecer, sabem como nos encontrar.” (Ana Jácomo)

 

Agora eu pergunto? Onde está o seu tesouro?

 

Ao alegar falta de tempo, dinheiro, recursos e delirar com uma solução mágica para solução de suas angústias, medos, fobias, traumas, comportamentos destrutivos, loops que estagnam sua vida... Qual o real ganho disso tudo? Claro cada um tem um tempo de maturação de sua “dor”. Costumo dizer que se não estamos buscando ajuda é porque ainda não está doendo o suficiente ou incomodando ao ponto de nos tirar da inércia.

 

Mas a questão e a ótica deste texto e reflexão são outras:

 

O investimento em si mesmo!

Você já parou pra mensurar quanto esta gastando de tempo e dinheiro por deslocamento de uma neurose? Quantas relações tóxicas não consomem seu tempo e seu dinheiro? Quanto prejuízo se tem a médio ou longo prazo em uma relação de perde e ganho permanecendo nesse estado? Onde na verdade há mais perda do que ganho ou ainda um ganho secundário que lhe traz incômodo e/ou dor?

Sim, talvez solucionar seu problema, investir seu tempo em você, investir seu dinheiro em um processo terapêutico seja o melhor investimento de sua vida. Talvez não, tenho certeza disso. Você deve estar falando agora:

 

_Você diz isso porque está vendendo seu peixe?

 

Respondo que não: mesmo porque estes texto não garante que você venha fazer terapia comigo, apenas lhe convida a uma auto reflexão, este é o principal objetivo.

Uma sessão de terapia não custa muito mais que uma ida ao cinema com direito a uma pipoca, estacionamento e refrigerante. Uma sessão de terapia não custa muito mais que uma caixa de remédio pra ansiedade que anestesia sua real punção emocional. Um tratamento terapêutico não custa muito mais que seus vícios destrutivos. Uma sessão de terapia custa muito menos que um relacionamento afetivo tóxico. Uma sessão de terapia vale tanto quanto seu sono em paz e tranquilidade. Uma sessão de terapia vai lhe ajudar a fazer uma  gestão mais eficiente de tempo, dinheiro e energia vital.

 

Está em nosso senso comum cuidar do outro e não cuidar de si. “Ama teu próximo como a ti mesmo”, não foi isso que nos ensinaram? Só que não!

 

“Ama a ti mesmo pra depois amar teu próximo”.

 

Primeiro os filhos...

Primeiro os Pais...

Primeiro o ou a companheira afetiva (o)...

Primeiro o próximo...

 

E você?

 

Invista em você! Cuide se! Ame-se! Um processo terapêutico é gradativo e permanente. E certamente vai lhe trazer ganhos e estabilidades emocionais que uma vez adquiridos não lhe serão subtraídos nem onerados.

 

Parafraseando Albert Einstein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

 

Onde está o seu tesouro?

 

Por Fábio NASA – O primeiro passo da sua melhora depende de você!

 

Publicado por Fabio NASA
» VOLTAR
COMENTÁRIOS
LISTA DE ARTIGOS

Contatos

(11) 9 9811-1163
contato@fabionasa.com.br

Conversa via Skype:

Compartilhe

Cadastre-se


Cadastre seu e-mail e receba as novidades e atualizações.