Artigo
08/03/2017
O DRAGÃO E A ESPADA - MULHERES VOCÊS NÃO MERECEM UM DIA ESPECIAL

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

 

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

 

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

 

Fui convidado a escrever um texto de homenagem ao dia Internacional das Mulheres e primeiramente resolvi estudar o porquê desta data.

Há alguns marcadores históricos para ela e um propósito da mesma. Mas confesso que prefiro me expressar por outra ótica.

Hoje não é um dia especial da mulher ou um dia da mulher, pois não vejo a mulher como um ser especial que deve ser lembrado em apenas um dia dos 365 dias do ano.

Mulheres são especiais em seus diversos papéis que representam ou já representaram na humanidade ou em nossas vidas.

Não se elege um dia para florear, presentear ou dizer que nós te respeitamos ou que nós reconhecemos sua importância. Mulheres são importantes todos os 365 dias do ano e devem ser lembradas, respeitadas e cuidadas todos os dias.

Por vezes nos embalamos com a máquina capital que induz o ser a agir sem pensar o por que o fazemos. Não sou esquerdista ou contra o Consumo Capitalista, mas não comprarei flores para as mulheres que amo hoje pelo dia 08, mas se o fizer será para lembrar que ela é especial para mim e representa todas as mulheres e sua força.

Acredito na igualdade de valores, mas também acredito nas nuances que diferenciam os homens e mulheres em muitos contextos trazendo assim uma beleza sincrônica complementar na vida. Um não suplementa o outro e sim um complementa o outro.

Mulheres vocês são importantes para nos homens, para a civilização, para a história, para a vida.

Não ao DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES pois todo dia é dia da mulher ser tratada como ser humano com dignidade, respeito, carinho e amor. Mas Sim ao DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES como lembrança das lutas travadas pelo gênero feminino ao longo da nossa história.

Mulheres, parabéns sim pelos 356 dias e 6 horas dos anos que se passaram e que virão em nossas vidas. Obrigado pelas mulheres que já passaram pela minha vida e aquelas que passarão.

Que as flores de hoje perfumem a estrada da vida.

Que a beleza e sensibilidade que vocês possuem não se perca nunca, mesmo na busca pela equalização dos direitos sociais e humanos.

Que cada gênero aprenda o valor do respeito de um para com o outro mesmo lutando pela igualdade e planificação dos direitos e DEVERES.

Que a vida ensine a importância de cada gênero no ciclo de aprendizado individual.

Lembrando que o masculino e o feminino também possuem uma parte de masculina e feminina em sua composição de vida.

Que somos complementares e não suplementares.

Que somos duais.

Importantes.

 

Não te homenageio mulheres, mas me curvo em respeito a ti, pois não precisam de minha homenagem e sim do meu respeito pelo que são.

SIMPLESMENTE “MULHER”

 

Gratidão!

 

By Fábio NASA

Publicado por Fabio Nasa
» VOLTAR
COMENTÁRIOS
LISTA DE ARTIGOS

Contatos

(11) 9 9811-1163
contato@fabionasa.com.br

Conversa via Skype:

Compartilhe

Cadastre-se


Cadastre seu e-mail e receba as novidades e atualizações.